terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Liçoes aprendidas

Lições aprendidas com relação ao público-alvo


De modo geral, o público-alvo do projeto foi definido como o não especialista, o leigo, o cidadão comum. Especificamente foram alunos e professores de instituições de ensino formal e não-formal, jornalistas e assessores de imprensa de Instituições de Pesquisa, Universidades e outras instituições de ensino. Técnicos e dirigentes de instituições e empresas de planejamento, extensão florestal e assistência técnica; Organizações não governamentais, órgãos de classe, fundações; gestores públicos e tomadores de decisão, Professores e alunos de Escolas públicas e privadas, de 1º. e 2º. Graus; Produtores florestais de associações, sindicatos, cooperativas; indústria madeireira.

As atividades desenvolvidas, potencialmente estiveram ao alcance de todos os segmentos de públicos mencionados, entretanto, o trabalho junto a ( e com os) estudantes - sejam os de nível fundamental e médio, sejam os acadêmicos – foram as que proporcionaram maior interação e possibilidade de avaliação do retorno da comunicação, incluindo a validação de alguns dos produtos criados. Sob este ponto de vista, o envolvimento dos mesmos no processo de capacitação em divulgação científica e na criação e produção dos materiais de divulgação pode ser considerada como uma estratégia bem sucedida, uma vez que:

- As dinâmicas de estudo em grupo, nas Oficinas, permitiram avançar além dos objetivos do projeto, para a identificação das questões socioambientais que se manifestam na comunidade estudantil, cujas condições de exclusão social são marcantes;


- A reflexão coletiva sobre os problemas ambientais e sobre a contribuição da pesquisa florestal e resultou na elaboração de produtos mais adequados à realidade que se visava alcançar;


- As discussões de problemas e as conclusões que conduziram à seleção das músicas para os videoclipes educativos, contribuíram sobremaneira para se desenvolver uma abordagem interdisciplinar, envolvendo comunicação, educação e meio ambiente, voltados para a divulgação científica da pesquisa florestal;


- Obteve-se informações preciosas que deverão ser discutidas em artigos para publicação em eventos técnicos-cientificos da área de comunicação social, tendo em vista contribuir para estudos sobre percepção ambiental e educomunicação científica.

Um comentário:

Fati disse...

Oi Beatriz,
Obrigada pela visita e pelo comentário.
É uma delícia facul depois dos 40 nao é?
Nao sei a história da capelinha... mas vou procurar me imformar, se conseguir alguma coisa te aviso.