sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Projeto Com.Ciência Florestal foi apresentado em seminário no Acre.


As estratégias de comunicação para a divulgação da pesquisa florestal junto ao público leigo, foi o tema da palestra proferida pela pesquisadora da Embrapa Rondônia, Vânia Beatriz de Oliveira no Seminário Estratégias para Popularização da Ciência, realizado no dia 24 de outubro, em Rio Branco.

O evento foi promovido pela Embrapa Acre, que coordena o Projeto Bisaco, iniciativa que busca aproximar, de forma lúdica, a pesquisa científica e estudantes de escolas rurais, o evento também faz parte da programação da Semana Nacional de Ciência & Tecnologia, que se estende até o próximo dia 26.

O projeto Com.Ciência Florestal, coordenado pela Embrapa Rondônia visa a popularização da ciência, por meio da elaboração de mensagens que levem ao entendimento do público leigo a aplicabilidade da ciência no cotidiano da sociedade.
Desde outubro 2007 , vem sendo desenvolvidas atividades de capacitação, criação de materiais e promoção de eventos de divulgação científica, sobre a contribuição da pesquisa para o reflorestamento e recuperação de áreas degradadas. Dentre as práticas pedagogicas adotadas está o uso de músicas de artistas da amazônia cuja temática não se restrinja ao espaço amazônico, mas à dimensão planetária das questões ambientais.

Na ocasião, Vânia Beatriz, que coordena o Com.Ciência florestal, além de relatar o processo de criação dos produtos de comunicação ( impressos, spots, videoclipes, teatro de fantoches,etc), exibiu um videoclipe do Grupo Minhas Raízes, formado por jovens da comunidade de Nazaré em Porto Velho; e um outro elaborado especialmente para a ocasião, com a música “Canto dos Castanhais, de autoria de JoãozinhoGomes/Val Milhomen, interpretada por Juliele Marques, artista do Amapá.

A Embrapa Acre (Rio Branco - AC) e Embrapa Rondônia (Porto Velho –RO) são unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Participaram do evento pesquisadores e técnicos da empresa, além de profissionais de outras instituições de pesquisa, professores, jornalistas e estudantes de comunicação, que contribuiram para o debate, que foi realizado no auditório da Biblioteca da Floresta.

Nenhum comentário: